sexta-feira, 20 de março de 2009

Borges, um outro Mundo que também nos pertence: o Fantástico

«Em Borges, encontramos a matriz do Fantástico (apesar de não nos esquecermos de Juan Rulfo e do seu Pedro Páramo), que ajudou a construir o edifício de uma ficção hispano-americana de onde brotaram autores como Carlos Fuentes, Julio Cortázar, Garcia Márquez e dezenas de outros que constituíram o chamado boom sul-americano. São poemas, contos, novelas e ensaios recheados não só do brilho da criação literária, mas da sabedoria de que só são capazes os grandes escritores.
Podemos entrever enigmas e até esquecer a pretensão de um título como História da Eternidade, envolvermo-nos no inesperado da Historia Universal da Infâmia, ou na fantasia de o Relatório de Brodie, até chegarmos, às conferências de Sete noites, onde a linguagem, o fantástico e o mais profundo se entrelaçam num único corpo.
Jorge Luís Borges difere da maioria dos seus parceiros, escritores hispano-americanos, em muitos pontos, e não só pela sua formação britânica, mas também pelo carácter mais universalista da sua obra, posicionamento político, etc. Também no tipo de Fantástico que desenvolveu, talvez pela sua particularidade fisíca (a cegueira), Borges diferenciou-se, e o facto reflectiu-se em alguns momentos da sua obra. Isso explica talvez a fixação por alguns temas como a Biblioteca ou o Livro, os Espelhos, os Labirintos, o Tempo a ponto de torná-los locais e objectos especialíssimos.
Borges faz parte da galeria maior dos escritores do século XX, através de um género curto de ficção revela ensinamentos filosóficos. Tornou-se, por isso, um autor que deslumbra. Cada texto que lemos prenuncia um novo universo desconhecido. É esta a nossa motivação - a leitura - para o projecto Borgesjorgeluis - O outro, o mesmo: proporcionar a novos leitores a obra vastíssima que este autor universal coligiu ao longo da vida. Tivemos para isso ajudas preciosas. Queremos agradecer a todos os colaboradores que participaram com textos ensaísticos[1], bem como à direcção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pelo alojamento on-line do site - a todos eles, o nosso muito obrigado. Queremos também enviar um cumprimento especial ao editor Carlos Veiga Ferreira e à Editorial Teorema pela permissão para a reprodução da tradução portuguesa dos textos do autor.»

[1] Estão em fase final de redacção mais alguns ensaios: Prof. Teresa Araújo, Prof. Paula Costa; Prof. Rosário Monteiro e Isabel Branco são os colaboradores de que dentro em breve contamos ter os ensaios on-line.


© Projecto Borgesjorgeluis — Todos os direitos reservados

Isabel Rosete
(investigação))

Sem comentários:

Enviar um comentário